IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902


Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Reflexões
Rio, 3/3/2018
 

Arrependei-vos e crede no Evangelho! (Mc 1: 12-15)

Pr. Edmar Leonardo da Silva


 

Em sua narrativa do Evangelho, Marcos é bem resumido. Em linhas gerais ele diz que Jesus, após ser batizado, foi passar 40 dias no deserto, onde foi tentado pelo satanás e servido pelos anjos. Após João Batista ser preso, Jesus voltou pregando: "O tempo está cumprido e o Reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no Evangelho" (V 15).

Os evangelistas Mateus e Lucas são mais detalhados ao tratarem da tentação de Jesus no deserto. Jesus foi para o deserto para se preparar para a sua missão divina. O deserto é um lugar de solidão, sem influências externas, afastado de tudo e de todos. Lá Jesus pode se sentir pronto para começar a pregar o Evangelho. 

Nós também precisamos de um tempo de “deserto”. No mundo que vivemos atualmente é praticamente impossível imaginarmos como seria afastar-se de tudo e passar 40 dias em total isolamento. Sem ninguém para conversar, a não ser com Deus, em oração, num silêncio completo, apenas como o barulho do vento e dos animais selvagens.

Jesus teve tempo para refletir sobre tudo o que já havia vivido e sobre o que iria viver nos próximos anos de vida pública, pregando o Evangelho. Ele teve tempo para se preparar para os próximos anos da sua vida.

É essa uma mensagem crucial para nossa reflexão: Que tenhamos um tempo de silêncio, para podermos refletir sobre as atitudes que tomamos na nossa vida até agora, e a partir daí, tomemos uma decisão. 

Logo que saiu do deserto da Judéia, Jesus inicia sua pregação e diz, em outras palavras: “acabou o tempo de viver de qualquer jeito, agindo como se não houvesse consequências para os nossos maus atos. Chegou o tempo de se arrepender e de viver corretamente, buscando a justiça e o amor”. Essa é a mensagem: arrependimento e conversão à Deus.

O arrependimento. Foi o que João Batista pregou, foi o que Jesus pregou, foi o que Pedro pregou, e foi também o que Paulo pregou. Pregar arrependimento pode deixar muitos ouvintes desconfortáveis; porque significa dizer que Deus não está satisfeito com suas vidas. Mas deixar de pregá-lo desagrada a Deus. 

A Bíblia nos ensina que o homem é salvo pela fé. Ensina também que o arrependimento antecede a fé, ou prepara o caminho para a fé. Jesus disse: (Primeiro) “arrependei-vos”, e (depois) “crede no Evangelho”. 

O Evangelho precisa ser pregado para que as pessoas sejam confrontadas com suas práticas e possam se voltar para Deus e crer nele. Esse “crer” não é algo intelectual, não é acreditar com a cabeça, porque isso nem é fé. Mas é crer como uma criança que se lança nos braços do Pai totalmente, e sem reservas.

Disse Jesus: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura.” A Missão está com a igreja. Que Deus nos abençoe.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.