IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902


Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Reflexões
Rio, 6/5/2018
 

O Novo Mandamento!! (Jo 15,9-17)

Pr. Edmar Leonardo da Silva


 

Jesus ainda está se despedindo dos seus discípulos. No texto em questão, ele insiste que permaneçamos no Seu amor. Ele apresenta o amor como um mandamento novo. Este é o meu mandamento: “que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.  Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando”.

Da mesma forma que Jesus por amor se tornou nosso amigo de verdade, assim nos convida a imitá-lo. Que possamos unidos à Ele, por meio do Seu próprio amor, amar uns aos outros não apenas em palavras.

É Jesus que toma a iniciativa: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros ”. A afirmação se refere à proposta mais do que ao mandamento. Ou seja: o amor partiu de mim, diz Jesus, não de vocês. Deste amor se desprende a vitalidade e a amplitude da sua missão. Firmados nessa palavra de Jesus, a resposta dos discípulos se torna fecunda em frutos duradouros. 

Assim como os discípulos, a nossa oração ao Pai também será ouvida, porque é feita em nome de Cristo, e não na limitação egoísta das nossas visões e intenções. Por isso, precisamos acolher o apelo de (Tiago 2,17): “Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta”. Portanto, exige-se de todos nós sermos cristãos de verdade.

Nós precisamos estabelecer uma relação real com Deus. Deve ser como a cruz. De forma VERTICAL, assim como quando abraçamos o irmão que está ao nosso lado na HORIZONTAL, formando assim, uma cruz. O Cristão é uma pessoa diferente, porque tem um sorriso sincero e sua forma de agir e reagir é autêntica. Sem exageros, sem bajulações, sem falsidade, sem nenhum interesse, sem medir esforço quando vai prestar uma ajuda, sempre correto nas suas considerações ou avaliações. O seu “NÃO” é sempre um “não”. E o seu “SIM” é sempre um “sim”, pois nunca promete o que não pode cumprir. Ou seja, é aquele verdadeiro amigo não apenas da hora da festa, mas também da hora do luto. Ele é parecido com os nossos pais. Ele observa nossos defeitos, nos alerta sobre os mesmos, mas em seguida nos perdoa, pois nos aceita como nós somos na realidade, mas não poupa esforço para nos ajudar e nos corrigir. O cristão é aquele que sempre deseja para o outro o mesmo que deseja para si, não se preocupando com lucro, ou glória pessoal. 

Ser cristão é tentar imitar a Cristo, seguindo seus ensinamentos. Ser cristão é estar na amizade com Cristo. Mas, sem querer guardar Cristo só para si. Pois o Cristão de verdade é aquele que leva Cristo até o seu irmão através de bons exemplos, através da explicação da mensagem de Jesus, através da correção fraterna e de mãos estendidas.

É amando o próximo como a nós mesmos que estaremos cumprindo o mandamento do amor de Deus. Um bom exemplo é a comunidade cristã de Atos dos Apóstolos Cap. 2: 47, que viviam: “ louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”.

O verdadeiro amor faz toda a diferença. Por isso Jesus nos mandou amar.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.