IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902


Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Reflexões
Rio, 9/6/2018
 

Jesus, Senhor do Sábado!! (Mc 2: 23-28)

Pr. Edmar Leonardo da Silva


 

Jesus sempre foi abordado pelos fariseus e escribas e era considerado por eles um transgressor da lei e agitador. No texto de Marcos veremos uma abordagem sobre o Sábado. Nessa ocasião, Jesus está no campo com seus discípulos que com fome  comem os grãos das espigas de milho, violando assim, o sábado. 

Desde os primórdios da Igreja, os cristãos se juntavam para louvar a Deus no domingo, o “dia do Senhor”, que foi o dia da ressurreição de Jesus. Aos poucos, passaram a descansar mais no domingo que no sábado. Esta mudança não foi considerada errada, pois o importante era ter um dia para descansar, independentemente do nome desse dia. 

Os fariseus e mestres da lei tinham uma ideia errada sobre o sábado. Eles não o viam como uma bênção de Deus, mas, como uma regra que tinha de ser cumprida a todo custo. 

Jesus mostrou que o sábado é para nosso bem, não é uma questão de cumprir regras. Os sacerdotes que trabalhavam no templo quebravam a lei do sábado todas as semanas, mas não era errado! (Mt 12:5) Eles trabalhavam por turnos e descansavam noutro dia.

O sábado é um mandamento importante porque dá o direito de descansar. Não somos escravos do trabalho. Mas, por vezes, Deus nos chama a trabalhar em nosso dia de descanso e aí não é errado (Jo 7:23-24). O importante é ter descanso regular garantido. 

Na Bíblia, o descanso está sempre associado a Deus. Quando descansamos, confiamos em Deus. O sábado era um dia para descansar e passar mais tempo com Deus, sem a preocupação do trabalho. Era um dia de bênção e alegria.

Jesus explicou que ele é o Senhor do sábado. O sábado era o dia de Deus. Jesus é Deus, por isso Ele tinha o direito de abençoar pessoas no sábado e trabalhar nas suas vidas (Mc 2:27-28).

Jesus era perfeito e nunca quebrou a Lei de Deus. Mas foi acusado de quebrar o sábado, que era um mandamento de Deus. Jesus explicou que ele não estava quebrando o sábado; as regras do sábado eram diferentes da ideia que as pessoas tinham.

Jesus não aboliu o sábado, mas ele explicou que o sábado foi criado para nos ajudar, não para nos restringir. Não há problema nenhum em descansar no domingo, em vez de no sábado. O sábado foi criado para nosso bem, não para nos prejudicar. Sábado em hebraico significa “dia de descanso”. Todos precisam de descanso regular, para relaxar e renovar nossas forças. Mas muitas pessoas ignoram esta necessidade. Por isso, Deus criou o mandamento do sábado (Dt 5:12-14).

Deus fez o sábado para o homem, e não o contrário. Quando descansamos, confiamos em Deus. O sábado era um dia para descansar e passar mais tempo com Deus, sem a preocupação do trabalho. Era um dia de bênção e alegria.

O sábado é um mandamento importante porque dá o direito de descansar. Não somos escravos do trabalho. Mas, por vezes, Deus nos chama a trabalhar no nosso dia de descanso e aí não é errado (Jo 7:23-24). O importante é ter descanso regular garantido.

Nosso descanso está no Senhor. Que possamos todos os dias nos lembrar deste privilégio e dádiva.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.