IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Reflexões
Rio, 17/2/2019
 

“DORAVANTE SERÁS PESCADOR DE HOMENS” (Lc 5: 1-11)

Pr. Edmar Leonardo da Silva


 

No texto de hoje, encontramos Jesus, como de costume, sendo   cercado pelas multidões que desejavam ouvir suas palavras e receber dele algum favor. Ele se encontra junto ao Lago de Genesaré (Mar da Galiléia) onde avista dois barcos na praia, com pescadores desembarcando e lavando as redes. Jesus entra no barco de Simão Pedro e pede que este o afaste da praia. Jesus então se assentou no barco e passou ensinar as multidões.

Após falar com as multidões, Jesus encerra a sua palavra e se dirige à Pedro: “ Faze-te ao largo e lance as redes para a pesca” (v.4). Na Bíblia grega  encontramos este texto : “Ἐπανάγαγε εἰς τὸ βάθος καὶ χαλάσατε τὰ δίκτυα ὑμῶν εἰς ἄγραν” - “Vá para águas mais profundas (βάθος) e lance as redes para a pesca”. Pedro, como pescador esperiente que era, afirmou que trabalharam por toda a noite e nada pescaram. Contudo ele, sob a palavra de Jesus, fará tudo novamente. Pedro submeteu a sua experiência à palavra de Jesus: “Sob a tua palavra lançarei as redes” (v.5), que já estavam lavadas e recolhidas. Em Isaias 55: 11 está escrito: “Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a designei”. Toda palavra que Deus nos dirige tem um propósito. Teve na vida de Simão Pedro e tem também para nós.

A pesca (colheita) foi grande de tal modo que Pedro precisou da ajuda dos outros pescadores. Todos ficaram tomados de admiração e espanto. Inclusive Tiago e João, filhos de Zebedeu e seus sócios também. Este milagre só ocorreu porque Pedro creu e se submeteu. Após a alegria da pesca maravilhosa, Pedro se prostra diante de Jesus e se declara indigno e confessa ser pecador de modo semelhante a Isaias no Capítulo 6 de seu livro. Realmente, uma experiência com Deus nos mostra quem é Deus e quem somos nós. Não há como ter um encontro com Deus e não ter a vida modificada, ou pelo menos, se sentir  desafiado. Tanto Pedro como Isaias, tiveram as suas vidas modificadas de forma significativa após dizerem “SIM” ao chamado divino. Isto fez toda a difernça em suas vidas.

Diante do  temor e atitude de Pedro, Jesus se dirige a ele e lhe diz: “Não temas; doravante serás pescador de homens”(v.10). Jesus chama o temente Pedro para ser seu seguidor e lhe dá uma missão peculiar: ‘serás pescador, não mais de peixes, mas de homens’. Pedro e seus sócios, Tiago e João, trazem os barcos para a praia, deixam tudo e seguem Jesus.

Deus sempre chama pessoas. Ele sempre tem um propósito para tudo e todos. Quando somos chamados estamos sendo honrados por Ele, pois está nos confiando a sua vontade. É um privilégio maravilhoso para nós podermos fazer parte desse chamado divino. O ano de 2019 já está no seu segundo mês (fevereiro). Temos uma grande oportunidade de fazermos a diferença. Não devemos procurar fazer como em 2018, mas como Pedro nos submeter à Deus e ao que Ele espera de nós nesse novo ano.

Finalizo este texto com esse lindo hino:

Proclamai As Boas Novas - HE 408
 
Eis os milhões, que, em trevas e pecados,
Vivem perdidos, sem o Salvador!
Oh! Quem irá as novas proclamando:
Que Deus, em Cristo, salva o pecador?
“Todo o poder o Pai me deu,
Na terra como lá no céu!
Ide, pois, anunciai o Evangelho,
E eis-me convosco sempre!”

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.