IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902


Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Reflexões
Rio, 7/4/2019
 

Cidadãos celestiais

Pr. Lúcio de Sant Anna Ferreira


 

Num tempo remoto da história de Israel, Abraão e Ló eram nômades, viviam percorrendo o deserto em busca de água, pasto para os seus animais e local para as famílias do seu clã.

Quando encontravam um lugar que lhes fornecia os recursos necessários, estabeleciam ali suas tendas. “Levou Abraão consigo a Sarai, sua mulher, a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acresceram em Harã. Partiram para a terra de Canaã e lá chegaram.” (Gênesis 12:5).

Quando os recursos escasseavam, recomeçavam sua jornada, como peregrinos em terra alheia. Quando Abraão e Ló se separaram, diz-nos Gênesis 13:7 a 12: “ Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra... Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o oriente, separando-se um do outro. Habitou Abraão na terra de Canaã e Ló nas cidades da campina; e ia armando suas tendas até Sodoma. Ló foi para o oriente, seduzido pelas riquezas das campinas do Jordão, onde estabeleceu a sua tenda próximo da cidade de Sodoma.” Era um lugar próspero, que oferecia condições de vida para o seu clã, sua família e seu rebanho. Com isso deixou de ser nômade e passou a habitar na cidade. Porém, os moradores de Sodoma eram depravados, idólatras, grandes pecadores diante do Senhor (Gênesis 12:13).

A injustiça, a mentira, a violência, a desonestidade são apenas algumas das maldades e desgovernos sociais instalados naquela cidade. O pecado afetava a convivência e estabelecia o caos social. À medida que o tempo passou, Ló se acostumou com aquela desordem e distanciamento de Deus, e não percebeu o perigo que corria. Vivia naquela cidade sem perceber que por causa do pecado do povo, caminhava em direção à destruição, juntamente com eles. A degradação daquele povo foi tanta que a cidade foi destruída e Ló foi salvo no último instante.

O mundo em que vivemos hoje em muitos aspectos se assemelha a Sodoma e Gomorra. O mal encontrado nesta cidade podemos perceber facilmente nos dias de hoje. Á semelhança de Ló, parece que nós também nos acostumamos com isto. Violência, corrupção, imoralidade, feminicídio, desemprego, desrespeito aos idosos e injustiça fazem parte de nosso cotidiano.

Só damos conta da gravidade destas coisas ruins quando somos envolvidos diretamente, pois enquanto acontece com os outros raramente nos importamos e fazemos alguma coisa. Hoje as pessoas frequentam a igreja sem ter um compromisso de viver uma vida plena no Espírito Santo. Assim como Ló, deixamos de ser peregrinos aqui nesta terra e passamos a nos estabelecer neste mundo, que caminha a largos passos para seu fim. As notícias diariamente confirmam que estamos caminhando para a destruição.

É tempo de despertarmos, enquanto temos oportunidade. Nós não fazemos parte deste mundo. Nós não somos daqui. Lemos em Filipenses 3:20: “Mas a nossa pátria está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.”

Não esqueça que o Senhor vem sem demora e levará a sua igreja. A nossa pátria é o céu.

  Neste mundo estamos apenas de passagem. Viva como se fossemos viajar a qualquer hora. Um dia voltaremos para casa.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.