Falamos que aliança simboliza o acordo, tratado, contrato, união entre duas partes. O que em geral não falamos é que aliança na verdade é apenas a casca, a exterioridade, a parte de fora. Um símbolo que aponta para um pacto entre as partes.
A aliança é a maneira de materializarmos a fidelidade que temos para com outra pessoa, com um propósito e ela tem para conosco. Aliança só pode ser uma via de duas mãos. A aliança pode ser para com Deus, com o próximo ou uma causa.
A aliança é a casca: a fidelidade é a essência.
A aliança e alinhamento, só existem quando há fidelidade ao pacto. Por isso que não podemos resumir nossa aliança com Deus através apenas de exterioridade: discursos, serviços ou atividade. A aliança é ter um comprometimento interior com o pacto firmado. Uma vida santa diante de Deus é mais do que atos exteriores que possam simbolizar santidade.
A face interna do anel é o que tem contato com o nosso corpo, por isso nos lembra da palavra intimidade.
Quando temos uma Aliança com Deus passamos a ter intimidade com Ele. O que é ter intimidade? É ter conhecimento próximo de alguém, ser amigo, saber a respeito da pessoa, tratar e ser tratado com carinho etc.
Para ter intimidade com uma pessoa precisamos conviver com ela, passar muitas horas juntos. Para ter intimidade com Deus PE preciso ouvir sua Palavra e conversar muito com Ele em oração todos os dias.
Ao fazer uma aliança com Deus passamos a conhecer ao Senhor como próximo de nós e nos alinhamos com a sua vontade. Jesus veio ao mundo mostrar que o Deus que Israel via tão severo e distante era um PAI amoroso (Marcos 14.36 e Romanos 8.15), por isso Jesus ensinou a orar chamando a Deus de Abba, que no aramaico significa paizinho ou papai. Abba é uma expressão usada por criancinhas para tratar seus pais. Ter uma aliança e estar alinhado com Deus significa ter intimidade com o Pai e andar no centro da sua vontade!
Você precisa ter intimidade com Deus e andar no centro de sua vontade!
A face externa do anel é a que nos protege e pode sofrer atritos externos, por isso simboliza o TEMOR.
Não basta termos intimidade com Deus e perdermos o respeito com Ele. Precisamos amar ao Pai e respeitá-lo como superior a nós. Isso é temor. Não é medo e sim um profundo respeito.
Há pessoas que quando passam a ter intimidade com alguém perdem o respeito. Mas com Deus, quanto mais o conhecemos e temos intimidade com Ele mais o tememos.
Quando o filho pródigo voltou e demonstrou temor a seu pai pedindo-lhe que o tratasse como um escravo por que tinha pecado e não era digno de ser recebido como filho, “O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés;” (Lucas 15.22). Aquele anel era o sinal de que não seria escravo e sim filho do pai. Isso por sua demonstração de respeito e temor.
Deus nos ama muito e perdoa todos os nossos pecados, nos aceitando como somos, mas precisamos aprender a temer ao Senhor como Deus Supremo.
Ter uma aliança e estar alinhado com Deus é temer ao Senhor e submeter-se a Ele!
Você precisa temer a Deus, então respeite o Senhor!
A face lateral é a que mostra a espessura do anel e será para simbolizar o conhecimento.
À medida que aprendemos a ter intimidade e tememos a Deus, aprendemos muito em nossa vida e acrescentamos conhecimento sobre Ele.
Deus quer que seu povo tenha conhecimento, pois disse através do profeta Oséias: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” (Oséias 4.6) e fez um convite libertador:“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR” (Oséias 6.3). João Wesley também ensinou que precisamos ter ‘coração aquecido e mente esclarecida’.
O diabo gosta que as pessoas fiquem na ignorância para pecarem mais e serem enganadas por ele, pois o conhecimento liberta para a verdade (João 8.32).
Mas como conhecer a Deus? É possível porque o Senhor se revela e se apresenta a nós para ser conhecido. Tantas pessoas se preocupam em conhecer tantas coisas e saber muito, colecionando diplomas e isso é bom. Mas há pessoas que apesar de ter diplomas e conhecimentos não melhoram suas vidas e nada muda. O maior conhecimento que alguém pode ter é conhecer a Deus.
Ter uma Aliança com Deus e estar alinhado com Ele, é conhecer ao Senhor!
Você precisa buscar a Deus e conhecê-lo!
Aliança e alinhamento com Deus é algo que exige intimidade com Ele, ao mesmo tempo que precisamos temer ao Senhor e buscar conhecê-Lo a cada dia.
“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel. Então, o povo respondeu à uma: Tudo o que o SENHOR falou faremos.” (Êxodo 19:5,6,8).
Deus constituiu uma aliança porque através dela queria transformar um povo que se alinhasse com o centro da Sua vontade.
“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”
A aliança que Deus faz é para nos transformarmos em povo de Deus, raça eleita por Deus, nação santa. Deus quer fazer uma aliança e nos alinhar com Ele para nos abençoar.
Voltar