Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no Senhor. (Salmos 112.7)
Dedico este artigo ao Reverendo Francisco de Souza Dantas extensivo a toda a sua amada família. O Reverendo Dantas, como é mais conhecido, é casado há 60 anos com Marlene Matolla Dantas. Essa abençoada união gerou três filhos: Denise Matolla Dantas, Deise Matolla Dantas (in memoriam) e Alexandre Azevedo Matolla de Souza Dantas. Criaram também desde pequena a Kátia Cristina Dantas Giannini.
O Reverendo Dantas é um Pastor Metodista que sempre serviu ao Senhor de uma das maneiras mais zelosas que já conheci. Servindo de maneira fidedigna, optou por abrir mão de possíveis direitos que gerassem ônus para a Igreja, e assim, foi sempre abençoado possuindo seus próprios recursos. Exerceu o Ministério Pastoral por 40 anos e trabalhou como Secretário Executivo da Sede Regional, por 24 anos. Durante um período ele foi ao mesmo tempo Diretor Administrativo do Bennett, Secretário Executivo Regional e Pastor na Igreja Metodista no Catete.
Ele completou 90 anos de idade no dia 16 de maio de 2018, e continua sempre ao lado de sua amada esposa Marlene, servindo de maneira diferente. Frequenta assiduamente a nossa Igreja Metodista no Catete, hoje a Catedral Metodista do Rio. Conhecer pessoalmente o Reverendo Dantas, desfrutar de sua experiência foi e continua sendo pra mim um motivo de grande alegria.
Entre as muitas qualidades que pude perceber no decorrer dos anos foi a sua demonstração de um coração firme, sempre confiante no Senhor. Após viver uma noite de grande alegria e ação de graças no sábado 21 de dezembro de 2019, comemorando 60 anos de casado, na manhã do domingo seguinte, 22 de dezembro, ao chamar a sua filha para tomar café, já que a mesma havia dormido em sua casa após a grande celebração, foi surpreendido, verificando-a já sem vida, após um enfarte fulminante. Que dor na vida desse amado casal. Estando com eles no sepultamento pude ver no semblante de ambos a certeza de que a filha que eles cuidaram durante anos, na verdade, era do Senhor, ele deu, e ele a tomou (Jó 1.21).
A vida do Reverendo Dantas, que aguarda, se Deus quiser, completar no dia 16 de maio desse ano 92 anos, deve ser uma inspiração para os atuais Pastores/as e quem está ingressando no Ministério Pastoral.
Deixo aqui minha solidariedade a esse homem que na prática mostra que alegrias e tristezas podem estar bem mais próximas do que pensamos. Mas que ainda que surjam momentos onde venhamos a dizer “Por que você está abatida, ó minha alma?” ao mesmo tempo poderemos dizer: “Espere em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. (Salmos 42.5). Alguém cuja intimidade com o Senhor e experiências de vida o leva a não se atemorizar de más notícias; porque o seu coração é firme e confiante no Senhor (Salmos 112.7).
Voltar