IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Reflexões
Rio, 15/3/2020
 

MINISTÉRIO COM LEITURA PROFÉTICA (Ezequiel 37:1-10)

Bispo Paulo Rangel


 

INTRODUÇÃO:

A ação da Igreja precisa ser profética, pois é necessário que se entenda o poder da revelação na vida de um povo. A palavra profética não respeita tempo nem espaço. Ela se impõe por si mesma, pois é um fato selado por Deus.

A manifestação da glória de Deus, que outrora era vista como exclusividade para a terra de Israel, agora se revela em meio aos exilados na Babilônia, através do ministério do profeta Ezequiel.

A "teologia de Sião" ensinava que a glória só se manifestaria em Sião. Pensavam que a segurança estava no lugar (Sião). Assim, o exílio babilônico trouxe uma grande crise para o povo judeu, que pensava que em Jerusalém nenhum mal lhe sucederia. Porém, o sopro do Espírito de Deus é livre para trazer vida (João 3.5-8):

"Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito"

Sete lições de Ezequiel 37

1. A MÃO DO SENHOR (v. 1)

A mão de Deus leva Ezequiel até o cenário (“Veio sobre mim a mão do Senhor; ele me levou”...). Primeiro vem a experiência com Deus, depois, o vale. Antes de ir para o vale, é imprescindível a experiência com o SENHOR. Ezequiel primeiro teve uma experiência com a mão de Deus, depois foi levado ao vale. É isso que nos fortalece em meio às lutas.

2. DEUS FEZ EZEQUIEL ANDAR EM VOLTA DOS OSSOS (v. 2)

Não foi Ezequiel quem quis ir, foi a mão de Deus que o levou para o vale. Levou-o para o meio do vale, mas ao redor dos ossos secos. Ou seja, o profeta anda ao redor dos ossos, mas não se relaciona com eles ("e me fez andar ao redor deles”). O profeta é aquele que conhece o ambiente onde o pecado está destruindo, mas não se relaciona com o pecado.

Ao redor dos ossos secos, percebemos todos as nuances da situação. Assim, ganhamos em amadurecimento e discernimento. Deus nos leva a olharmos por todos os ângulos. Por exemplo, um problema financeiro não é unicamente falta de planejamento.

3. É ELE QUEM NOS FAZ ANDAR NO VALE PARA TERMOS A VISÃO DO TODO

Os ossos secos eram figuras da realidade do povo de Israel. Na verdade, o assunto não são os ossos secos, mas sim, você. O vale não fala sobre ossos, mas sobre o povo. Vivemos num tempo em que as pessoas estão ficando reféns do que veem (as circunstâncias, o dinheiro, os prazeres, enfim: os ossos secos).

Cuidado para que, andando no meio dos ossos secos, você não vire refém deles!

4. OSSOS SEQUÍSSIMOS QUEBRAM FACILMENTE

Se houver intervenção meramente humana, quebra-se tudo, porque os ossos secos são frágeis demais. Se a gente colocar a mão eles vão quebrar. É Deus, e não o homem, quem direciona a ação profética.

5. PROFETIZA AOS OSSOS SECOS (V. 4)

"Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor" (Ezequiel 37:4). Você fala, mas a Palavra é de Deus.

6. ENQUANTO PROFETIZAMOS, AS COISAS VÃO ACONTECENDO SEGUNDO O MOVER DE DEUS

O exercício do ministério com leitura profética fará com que ocorram ruídos, barulhos, incômodos, revelações de impiedade (“Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos”). Não tema, Deus está movendo e tirando os ossos secos da "zona de conforto" (morte) para, pelo poder da ressurreição, levantar um grande exército cheio de vida!

7. PROFETIZA AO ESPÍRITO (V. 9)

"Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus”. Deus, que levou Ezequiel a profetizar ao que via – ossos secos –, agora o leva para profetizar ao que não via – o Espírito. Assim, as cadeias da morte não resistiram ao sopro da vida!

CONCLUSÃO:

Neste Ano do Pacto, O SENHOR chama Seus filhos e filhas ao compromisso da aliança celebrada mediante o sangue de Jesus, pois somente assim o ministério com leitura profética poderá ser exercido e o que é vale de ossos secos será transformado em um grande exército cheio de vida, que se levanta para a glória de Deus!

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.