IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Reflexões
Rio, 22/3/2020
 

“Em Deus faremos proezas” (Salmo 108: 13)

Pr. Edmar Leonardo da Silva


 

Quantos de nós já não ouvimos que somos fracos? Tal afirmação não é verdadeira. É verdade que a carne é fraca, que nossa humanidade nos puxa para baixo, que somos seres limitados em todos os sentidos, porém também é verdade que nosso Deus é Todo Poderoso e que somente Ele pode nos fortalecer, ou seja, sozinhos somos mesmo fracos, contudo, com Deus somos capazes de “mover montanhas”. A diferença é enorme.

A humanidade sem Deus está fadada ao fracasso, ainda que conquiste as maiores honrarias e todo o dinheiro do mundo, e isso acontece por uma razão bem simples: somos humanos dotados de um espírito imortal e tal como nossa carne precisa de alimentos para sobreviver, nosso espírito precisa de Deus para ter vida.

A Bíblia fala da humanidade e seus desafios para manter comunhão com Deus, mas, de forma especial, somos ensinados e incentivados a buscar em Deus forças para vencer a carne, para melhorar como seres humanos, para alcançar os milagres que precisamos. Sozinhos, somos limitados, com Deus, porém, fazemos a diferença: “Em Deus faremos proezas, pois ele calcará aos pés os nossos inimigos.” (Salmos 108:13).

O que significa, então: “em Deus fazer “proezas”“? Segundo o dicionário, proeza é alguma coisa excessivamente difícil de ser feita, uma ação que demanda coragem, habilidade e iniciativa para ser praticada. Isso é quase uma definição de fé, porque é preciso ter coragem para acreditar no invisível, é preciso ter firmeza de caráter para não duvidar das promessas do Senhor e é preciso muita habilidade para transmitir sua fé para pessoas que não creem.

Que tipo de proezas nós podemos fazer, a partir de nossa fé? Tudo. Veja o texto que está escrito: “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9:23). Existe uma galeria de pessoas que fizeram proezas através de sua fé. Só para citar alguns exemplos, veja o que fez Noé: ele construiu um barco enorme em terra seca, porque acreditou em Deus que lhe anunciou o dilúvio. O detalhe é que naquela época não chovia, a terra era regada pelo orvalho da noite.

A proeza de Moisés foi liderar o povo hebreu na saída do Egito, enfrentando a ira de Faraó, a maior potência bélica da época, e o desafio só aumentou quando ele conduziu por quarenta anos uma multidão pelo deserto. Ali havia inteira dependência de Deus, porque era preciso dar comida e bebida para um monte de gente em pleno deserto. Moisés, em Hebreus Cap.11, é um dos heróis da fé e você também pode ser.

Com a ajuda de Deus você vencerá. Seu desafio é pessoal, intransferível, único e somente Deus conhece seus problemas, suas limitações, seus sonhos, seus objetivos e somente Ele pode capacitar suas mãos para realizar as proezas que sua vida requer. Para alguns a maior proeza pode ser conquistar sua família para Jesus; para outros, o desafio pode ser financeiro, ou profissional. Outros têm o desafio de vencer sérios problemas da carne, para alcançar a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus. 

Seja qual for seu desafio, Deus já providenciou capacitação para você fazer proezas e coisas impossíveis de serem feitas serão realizadas a partir de sua comunhão com o Senhor. Portanto não desanime, reaja ao pessimismo, à preguiça, ao desanimo. Deus está no comando e Nele você fará proezas.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.