Uma parábola contada por Jesus no Evangelho de Lucas nos remete a uma reflexão de valores que foram atribuídos, benefícios que ao longo do tempo fomos recebendo com o amadurecimento pessoal.
Valores que outrora recebemos e deixamos de lado ou até mesmo perdemos, no texto que o doutor Lucas narra em três parábolas que Cristo tinha recitado aos judeus sobre a ovelha perdida, a dracma perdida e o filho pródigo (Lucas 15).
Toda história que o Mestre contava em um cenário atual era para levá-los ao nível de entendimento sobre o Reino de Deus.
Lembro-me da minha infância... Ao mesmo tempo em que recebia de meus pais galardões, eu perdia ou esquecia em algum lugar. Meu pai então sempre me fazia pensar onde eu tinha perdido ou deixado.
Famílias hoje estão sendo destruídas por não quererem ter uma reflexão sobre onde perderam os seusvalores como família.
Jesus disse em Lucas 15 vs 8,9 que uma mulher, da qual não sabemos nem o nome, toma uma importante decisão de encontrar os seus valores (a dracma perdida). Ela pega a candeia, que representa a luz do Evangelho ou a luz do Criador, e leva para sua casa. Ou seja, antes não havia presença divina para encontrar os seus valores.
Jesus continua a dizer que ela pega a vassoura, varre a casa e procura diligentemente. Essa palavra etimologicamente vem do latim "diligens", ou seja, cuidadoso, zeloso.
Podemos estar procurando os valores na grama do vizinho, porque ela sempre é mais verde do que a nossa. As aparências podem enganar, mas o verdadeiro valor não está no outro, mas sim em nós.
Busque sempre trazer à sua memória aquilo que te traz paz, amor e esperança. Então achará os valores de sua vida ou até mesmo de sua família.
Voltar