IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Família
Rio, 9/4/2007
 

Terceira Idade

ZZ Outros Colaboradores ZZ


 

TERCEIRA IDADE

TEXTOS BÍBLICOS

Sl.90.10-12; 92.14; 71.17-18
Jó 12.12; Is. 46.3-4


INTRODUÇÃO

O AUMENTO DA EXPECTATIVA DE VIDA no Brasil e em todo o mundo. Nos Estados Unidos e no Japão – 2.002 – uma grande quantidade acima de 100 anos.

O problema de longevidade e qualidade de vida: oportunidade e bem estar às pessoas da terceira idade.

O mundo valoriza o jovem: a beleza, a força e a vitalidade. As crianças estão, em grande parte abandonadas. Os anciãos vivem no descaso. Boa parte das pessoas, acima dos 55 anos, tem dificuldade de emprego, novas oportunidades e não são valorizadas. Hoje em dia começam a redescobrir o valor das pessoas na terceira idade: experiência, maturidade, segurança, etc e em países desenvolvidos começam a dar-lhes novos espaços. Também programas especiais estão sendo ministrados, visando a integração desta ampla faixa na Universidade, no lazer, no trabalho e em diversas áreas da vida.

Mesmo assim, após os 50 anos, começam a surgir as dificuldades, em especial a do trabalho e do sustento. Falta amparo, habitação, apoio à saúde, lazer, etc.

O aumento da média da idade é uma realidade, mesmo nas condições difíceis que encontramos em nosso país. O avanço da medicina, da ciência, dos recursos tecnológicos, a melhoria da infra-estrutura básica , etc. Na virada do século passado a expectativa de vida nos Estados Unidos era de 47 anos. Hoje está acima dos 80 anos. Esse aumento no número de anos não basta. A grande questão é como viver-se bem: com segurança, alegria, sentido, relacionamentos sadios, etc.? O tema da qualidade de vida atinge a todas as idades, em especial a terceira idade.

II – ALGUNS ASPECTOS BÍBLICOS SEGUNDO OS TEXTOS ACIMA
No meio da insegurança, das dificuldades, busca-se ter o apoio da fé na presença, no amor e na graça divina. A Bíblia exalta a sabedoria dos mais velhos, a sua experiência e o seu valor. Testifica a respeito de vários segmentos sociais que eram compostos por anciãos.

Outros aspectos enfatizados nos textos...

III – Podemos perguntar-nos: Quando devemos nos preparar para a terceira Idade, em especial a velhice ? Muitos têm respondido: a partir da juventude! Há as formas mais diversas de se entender, vivenciar, expressar os anos da Terceira Idade, de-pendendo como a pessoa é, a sua educação, formação, cultura, seu ponto de vista, sua religiosidade e sua participação social. A vivência no seio da família e nos gru-pos sociais é importante.. OS INTERESSES, AS APTIDÕES, OS HÁBITOS. A ocu-pação profissional no passado e no presente, interferem decisivamente.

Necessário nos é aprender a ver as coisas objetivamente e a lidar com elas de maneiras adequadas. Problemas existem em todas as fases da vida. O que ainda estar por vir pode ser uma benção e alegria, tornando-se anos significativos. É desafiador o adaptar-se a novas situações, enfrentar as dificuldades, aceitar a realidade e as limitações, confiar na graça divina e acolher uns aos outros para mutuamente se apoiarem. É como tirar um Passaporte e mudar-se para um outro país.

Temos que aprender a viver na nova realidade, adaptar-se às novas condições de vida, conhecer o povo, sua história e realidade; viver seus hábitos e costumes. A terceira idade, em especial a velhice, é como um outro país. Importante é a nossa participação ativa nesse processo. A maioria vê a velhice como um tempo sombrio.

IV – Necessidades básicas
- Segurança. Atenção. Vitalidade
- Saúde física, emocional e espiritual.
- Segurança econômica aposentadoria (problema que enfrentamos)
- Perdas. Mortes de entes queridos; de um dos cônjuges
- Perda de mobilidade, de reflexão, dependência de outros.
- Problemas de relacionamentos, em especial com a família e os de sua idade.
- Perda de valor pessoal e auto-estima
- Vida em família. Abandono. Desamor.
- Mudanças na vida: lar, teto, atividade, ambientes, saúde, etc.
- Solidão.

V – A Essência do seu valor

- Experiência. Conhecimento. Vivência. Sabedoria. Segurança.
- Valorização conferida pelos países orientais.
- Temor: deixar a família. Ir para uma casa de anciãos. Questão da saúde. Des-preparo para a morte.

VI – O DESAFIO À IGREJA, À SOCIEDADE, À UNIVERSIDADE

- Valorização pessoal e participação.
- A importância da fé na presença e na graça divina: Estou convosco sempre...
- Acolhimento. Novas oportunidades. Reforço da auto-estima.
- Na história bíblica Deus usou pessoas idosas. Chamou Abraão e na sua velhice deu-lhe, através de Sara , o filho da promessa. Moisés, da mesma forma, com idade avançada, tornou-se um grande líder do povo de Deus. Somos convidados a acolhe-los, abrir espaços, defender seus direitos, atender as suas necessida-des, à luz da sua realidade. Terapia Ocupacional. Lazer.

Que visão temos: Negativa ou Positiva ?

1. Ao invés de lamentar as folhas secas e amareladas do outono, você pode gostar delas;
2. Ao invés de aprender a tolerar a acidez da laranja, pode espremê-la até o fim e fluir as últimas doces gotas.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.