IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Vida Cristã
Rio, 10/4/2007
 

Judas e Pedro: os dois traidores ( Pastor Edson Mudesto)

ZZ Outros Colaboradores ZZ


 

JUDAS E PEDRO: Os Dois Traidores

“Jesus, porém, lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do Homem?” Lc 22:48

"O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe havia dito: "Antes que o galo cante hoje, você Me negará três vezes". Lucas 22:61,

UM PENSAMENTO IMPORTANTE PARA OS IRMÃOS: Tanto Pedro como Judas eram discípulos ambiciosos. Os dois traíram Jesus em um curto espaço de tempo.

VOCÊ TAMBÉM, PEDRO? VOCÊ TAMBÉM, JUDAS? Amados irmãos e irmãs: Pedro e Judas são dois dos personagens bíblicos mais conhecidos. Os escritores e pregadores podem referir-se a Pedro e a Judas sabendo que as pessoas reconhecerão seus nomes. Até as pessoas que lêem a Bíblia como obra literária (e não como a Palavra de Deus) conhecem o fracasso de Pedro e de Judas.

Também entendemos que a maioria das pessoas considera a lealdade muito importante. As histórias de um amigo traindo outro amigo despertam grande interesse nas pessoas. Júlio César exclamou quando morreu: "Você, também, filho?" Suas palavras mostravam a grande tristeza e decepção quando percebeu que seu amigo, Cassius, e seu filho adotivo, Brutus, o apunhalaram por trás. Imagine quão mais terrível é a traição do Filho de Deus por dois de Seus discípulos mais chegados!

"Pedro não podia suportar ver seu Senhor, que Ele acreditava ser o Filho de Deus, fazendo o papel de um servo.... Às palavras: "Se Eu te não lavar, não tens parte comigo", Pedro subjugou seu orgulho e vontade própria. Não podia suportar a idéia de separar-se de Cristo; isto teria sido para ele a morte."

Leia Lucas 22:3. Por alguma razão, Satanás entrou em Judas, mas não em Pedro. Jesus deixou claro que Satanás realmente também queria Simão Pedro Lc. 22:31 “ Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!”

Houve algo na maneira como esses homens aceitaram a Jesus que fez a diferença em suas vidas. Suas características eram quase as mesmas. Mas o que aconteceu com cada um foi muito diferente. Tanto Pedro como Judas falharam com Jesus.

Mas Pedro continuou a receber a promessa da vida eterna, enquanto Judas continuou a receber a promessa de destruição eterna. Judas não confiou na graça de Deus em sua vida. Como é importante entendermos a diferença entre esses dois homens!

Queridos(as): Tanto Pedro como Judas sabiam que haviam pecado. Judas disse: "Pequei, pois traí sangue inocente [Jesus]" (Mt. 27:4, NVI). Pedro "saindo dali, chorou amargamente" (Lc. 22:62).

A Bíblia é clara sobre as características negativas de Judas. O arrependimento de Judas foi falso - Mt. 27:3-5 “Então, Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: Que nos importa? Isso é contigo. Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se.”

Judas planejou cuidadosamente com homens maus para trair Jesus. E traiu abertamente a Jesus (Mc. 14:45; Jo 18:2 e 3). Então, podemos ver algumas razões por que a traição de Judas foi tão diferente da negação de Pedro.

Pedro nunca planejou negar Jesus. Pedro negou Jesus em um momento de medo. A Bíblia mostra que Judas planejou cuidadosamente sua traição. Tanto Pedro como Judas erraram. Os dois homens mostraram as fraquezas de seu caráter. Os dois homens falharam com Jesus. Mas Judas planejou cuidadosamente sua ação e não agiu por uma fraqueza inesperada.

Um homem, por causa de palavras impróprias: (Pedro); outro, por causa da cobiça: (Judas) - os dois discípulos falharam com seu melhor Amigo: (Jesus) em um curto espaço de tempo. Mas seus atos não surgiram do nada. Cada um deles teve uma história que abriu claramente o caminho para suas ações. Judas viu que Jesus dava prioridade às coisas espirituais, enquanto que ele (Judas) queria obter honra e glória mundanas. Finalmente, Judas pôde ver que Jesus não tomaria nenhuma honra terrestre para Si mesmo. Judas entendeu que por seguir a Jesus, ele também não teria qualquer honra e glória. Assim, ele começou a deixar o Mestre. Pedro foi medroso. Teve medo da morte de cruz. Esse foi o principal motivo dele ter negado a Jesus. E você? Tem traído seu melhor amigo? Sua esposa? Seus Pastores, Seu patrão? Seus Pais? Espero que não!!

Quero nessa Palavra Pastoral profetizar na sua vida a unção da fidelidade. Que você possa enxergar e praticar na sua vida a fidelidade do Senhor.

Deus te abençoe rica e abundantemente..

Pastor Edson Mudesto

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.