DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?
Temas como Fraternidade, Paz, Unidade, Inclusão das minorias, entre outros, inexplicavelmente, geram guerras “santas” entre certos grupos cristãos. Muito embora, as santas guerras, sinalizem por si só os desvios das veredas divinas elas são uma constate; o que mostra que algo está fora do tom.
Aos insistentes nessas reflexões, resta o estudo da Bíblia como trilha que leva ao caminho de Cristo e das orientações que ele deixou escrito em sua prática diária, livre de discursos soberbos, ferozes e impiedosos.
Uma breve leitura dos Evangelhos mostra Jesus ao lado dos doentes, das prostitutas, dos pobres e dos pecadores. Jesus se sentava e comia com eles, numa demonstração das relações amigáveis, não preconceituosas e fraternas que cultiva com os excluídos sócio-econômicos dos seus dias. Ora, sabemos isso de cor.
Nessas cenas da vida diária um grupo de religiosos, seus ferozes opositores, aparece freqüentemente do outro lado, com os indicadores apontados para Jesus dizendo: “Vejam bem! Vejam o tipo de gente com os quais ele se junta!” (Marcos 2:15-16).
Quando Jesus cura o homem da mão ressequida, (Marcos 3:1-6) lá estavam eles, acusando-o de ter curado num dia de sábado. A libertação trazida àquele sofredor pouco importava. Estavam mais preocupados com o zelo da lei, da qual, diga-se de passagem, eram profundos conhecedores.
A cena se repete ou não nos dias atuais?
Cristo toma forma na voz dos/as “insistentes” de hoje, que têm o grande desafio de manter-se do mesmo lado dele. Para as pessoas simples que ouvem sermões, supostamente bem “fundamentados” na Bíblia parece tarefa difícil distinguir as coisas. Mas é mais simples que se pensa: É só olhar para Jesus, para Bíblia e para os pregam.
Por exemplo: Se eles apóiam o uso da força contra as prostitutas e homossexuais da cidade, faça a seguinte reflexão: Será que essa seria uma atitude que Jesus tomaria? Logo você saberá se eles estão do lado de Jesus ou do outro lado.
Outro teste simplesinho: Se eles propagam a divisão entre as pessoas de diferentes religiões dizendo que esses ou aqueles irão para o inferno e que somente alguns possuem linha direta com o céu, etc... Pergunte-se: Esse discurso condiz com o exemplo de amor e tolerância deixado por Jesus (Marcos 9:38) até em seus últimos instantes na cruz? E aí analise: Eles estão do lado de Jesus ou do outro lado?
Viu? Até as criancinhas da escola dominical podem descobrir o lado certo.
E se você desconfia que hoje alguns líderes religiosos se comportam como senhores da Igreja colocando jugo sobre os féis e fazendo exigências que nem eles mesmos cumprem, pegue a sua Bíblia e estude o episódio descrito em Mateus 23:1-12 e veja as orientações deixadas por Jesus.
Se você observa um ensimesmamento de alguns líderes que manipulam os fiéis para que vivam presos às quatro paredes da igreja alimentando os seus egos pastorais, enquanto os excluídos da sociedade clamam por comida e justiça; pergunte onde esteve Jesus durante toda sua trajetória missionária. E mais uma vez questione se eles estão do lado de Jesus ou do outro lado.
E finalmente, mais importante que perceber de que lado eles estão é descobrir de que lado você está.
________
Maria Newnum é pedagoga, mestre em teologia prática, vice-presidente do Movimento Ecumênico de Maringá
Voltar