IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Wesley
Rio, 21/4/2007
 

Educação cristã no Lar e na Igreja (Diaconisa Anita Betts Way)

ZZ Outros Colaboradores ZZ


 

EDUCACÃO CRISTÃ - No Lar e na Igreja
(Anita Betts Way, Diaconisa Metodista, da Equipe Regional de Crianças)

"Ponde, pois estas palavras no vosso coração e na vossa alma... Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa e andando pelo caminho, e deitando-vos e levantando-vos" (Dt 11:18-19).

Nos tempos do Velho Testamento os pais falavam de Deus aos filhos, mas em nossos dias parece que muitos pais preferem deixar a Educação Cristã para a Igreja e a Escola Dominical. "Afinal, nós pais e mães (em grande maioria), não somos teólogos. A igreja é o lugar onde estas coisas devem ser aprendidas". Porém, quando pensamos que das 168 horas da semana as crianças talvez passem apenas duas horas na igreja, o aprendizado acaba sendo bastante reduzido.

Precisamos pensar no lar como o ponto central para a Educação Cristã, deixando que a Escola Dominical e Igreja sejam um reforço.

Só falar, ou desejar que nosso lar seja cristão não é suficiente. É preciso fazê-lo intencionalmente. Podemos fazer de nossa casa um lar cristão através das atividades diárias tais como: orar, ler a Bíblia, trabalhar, brincar, ir à igreja; e também através de experiências de bondade, amor, consideração para com os outros. O exemplo dos pais é primordial, e é importante que procuremos fazer as coisas de forma contagiante.

"A fé de Timóteo habitou primeiramente em sua avó Loide e em sua mãe Eunice." Nossos filhos não vão ser contagiados com algo que nós não temos e não somos.

A influência dos pais é maior do que de qualquer outra pessoa. "A herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre seu galardão" (Sl 127:3)

Que bênção(e desafio!) é poder orientar os filhos e filhas "no caminho em que devem andar..."

Seguem algumas perguntas que podem nos ajudar a avaliar a nossa influência no lar:

1) Nossa vida "espiritual" é contagiante?
2) Nossos filhos nos vêem levar os problemas diretamente a Deus? A oração é natural quando a criança vem a nós com seus problemas?
3) Nossos filhos nos ouvem ler passagens bíblicas e sentem que a Bíblia é um livro importante para nós?
4) A oração, o estudo da Bíblia, a presença nos cultos são sinceros ou só hábitos?
5) Participamos juntos dos cultos? Vamos juntos à Escola Dominical?
6) Estamos alertas às perguntas de nossos filhos, mesmo que estas nos pareçam insignificantes (o que? como? por quê? etc). Procuramos respondê-las com paciência e sem espanto, da melhor maneira que sabemos e acreditamos?
7) Estamos ajudando nossos filhos a viverem sua fé nas experiências diárias? (Eles aprenderão muito mais fazendo do que ouvindo. Imitarão os pais orando, pedindo perdão, ajudando outros, etc.)

Feliz a criança que tem um lar onde a educação cristã é intencional. Leia 2Tm 4: 6 a 16. No versículo 12, especialmente, podemos ler: "...torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza".

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.