IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Bíblia
Rio, 30/4/2007
 

O que a Bíblia ensina sobre o Espírito Santo (George W. Ridout)

ZZ Outros Colaboradores ZZ


 

O QUE A BIBLIA ENSINA SOBRE O ESPIRITO SANTO

Por George W. Ridout (extraído do seu livro O PODER DO ESPÍRITO SANTO)

A Bíblia está repleta do Espírito Santo. Na realidade, é o livro do Espírito Santo. Na segunda carta de Pedro 1.21 lemos: "Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto homens falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo".

Em Gênesis 1.2 encontramos: "...o Espírito de Deus pairava por sobre as águas". Também em Jó 26.13: "Pelo seu sopro aclara os céus”. No Salmo 104.30, lemos: "Envias o teu Espírito, eles são criados, e assim renovas a face da terra". Nesta passagem aprendemos a obra criadora do Espírito Santo; nas que se seguem, porém, apreciamos a relação do Espírito na obra da salvação: Salmo 51.11: "Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito". Salmo 139.7-12: "Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão e a tua destra me susterá. Se eu digo: As trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma cousa". Isaías 61.1: "O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu, para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos, e pôr em liberdade os algemados”. Zacarias 4.6: "Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos”. Ezequiel 30.26: "Dar-vos-ei coração novo, e porei dentro de vós espírito novo”. Ezequiel 37.12-14: "Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que abrirei as vossas sepulturas, e vos farei sair delas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. Sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir as vossas sepulturas, e vos fizer sair delas, ó povo meu. Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então sabereis que eu, o Senhor, disse isto, e o fiz, diz o Senhor."

Cerca de noventa vezes se faz referência direta ou indireta ao Espírito Santo no Velho Testamento.

O Novo Testamento transborda de ensino sobre o Espírito Santo. É uma das grandes verdades e doutrinas do Livro Sagrado. Excede a duzentos e sessenta o número de passagens do Novo Testamento sobre a Personalidade, obra e poder do Espírito Santo. Isto é significativo e lógico porque o Novo Testamento foi escrito depois do derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecoste (At 2), que inaugurou o Espírito como administrador dos negócios da Igreja até que Cristo volte.

Estudemos algumas das grandes verdades que a Bíblia ensina sobre o Espírito Santo.

O Espírito Santo é Divino e é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. A Ele são atribuídas a Criação e a Providência. Gênesis 1.2: "O Espírito de Deus pairava por sobre as águas”. Jó 26.13: "Pelo seu sopro aclara os céus."

Eternidade — Hebreus 9.14: "Muito mais o sangue de Cristo que, pelo Espírito Santo eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas para servirmos ao Deus vivo!" Salmo 90.2: "Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus."

Onisciência — 1 Coríntios 2.10-11: "Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as cousas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as cousas do homem, senão o seu próprio espírito que nele está? Assim também as cousas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus”. Isaías 40.13: "Quem guiou o Espírito do Senhor? ou, como seu conselheiro, o ensinou?"

Onipotência — Miquéias 3.8: "Eu, porém, estou cheio do poder do Espírito do Senhor, cheio de juízo e de força, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado."

Onipresença — Salmo 139.7-10: "Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares: ainda lá me haverá de guiar a tua mão e a tua destra me susterá”. Jeremias 23.24: "Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor: porventura não encho eu os céus e a terra? diz o Senhor."

Regeneração — João 3.5: "Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”.Romanos 8.11: "Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, vivificará também os vossos corpos mortais, por meio do seu Espírito que em vós habita."

Milagres — Mateus 12.28: "Se, porém, eu expulso os demônios, pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós”. 1 Coríntios 12.9-11: "a outro, no mesmo Espírito, fé; e a outro, no mesmo espírito, dons de curai; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a, outro, discernimento de espíritos; a um variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas cousas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente”. João 14.26: "Mas o Consola-dor, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as cousas e vos fará lembrar o que vos tenho dito."

Atribuem-se ao Espírito Santo qualidades e funções de personalidade, conforme os ensinos bíblicos adiante expostos.

O Espírito ouve — João 16.13: ".. . o Espírito da verdade... não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as cousas que hão de vir."

Ele ensina — Lucas 12.12: "Porque o Espírito Santo vos ensinará, naquela mesma hora, as cousas que deveis dizer."

Ele testifica — Romanos 8.16: "O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus."

Ele fala — Atos 10.19: "Enquanto meditava Pedro acerca da visão, disse-lhe o Espírito: Estão aí dois homens que te procuram."

Ele proíbe — Atos 16.6-7: "E percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu."

Ele revela — João 16.14: "Ele me glorificará porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar."

Ele luta com os homens — Gênesis 6.3: "Então disse o Senhor: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal."

Ele chama — Atos 13.2: "E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado."

Ele convence — João 16.8: "Quando ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo."

Ele administra — Atos 20.28: "Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue."

Ele se entristece — Efésios 4.30: "E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção."

Ele pode ser resistido — Atos 7.51: "Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo, assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis."

Podemos pecar contra ele — Mateus 12.31: "Por isso vos declaro: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada."

O livro de Atos dos Apóstolos, especialmente, está saturado do Espírito Santo. Estava prometido. Atos 1.8: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. Ele desceu no dia de Pentecoste. Atos 2.1-4: "Ao cumprir-se o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo, e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem."

O Dr. Daniel Steele disse, certa vez, "Que há uma tendência crescente no protestantismo contemporâneo para um enfraquecimento da realidade do Espírito Santo e, conseqüentemente, negligência desta fonte de vida e poder”. Nossa necessidade mais urgente é voltar para os Atos dos Apóstolos. Precisamos exigir o cumprimento da promessa em Atos 1.8 para nossos dias: "Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo"; temos necessidade, também, de entrar na experiência do Pentecoste. O Espírito Santo:
1. Ilumina o entendimento
2. Aclara a razão
3. Desperta a consciência
4. Cria o sentimento da necessidade
5. Gera um desejo santo
6 . Fortifica a vontade
7. Vitaliza a fé
8. Auxilia a crer na salvação.

No evangelho segundo João encontramos vários ensinos sobre o Espírito Santo. É essencial na regeneração. João 3.5-8: "Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito, é espírito. Não te admires de eu te dizer: Importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito”. O Espírito habita em nós. João 4.14: "Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede, para sempre; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”. João 7.37-39: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem”. Somos ensinados pelo Espírito.

João 14.26: "Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as cousas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”. O Espírito também nos guia. João 16.13: "Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade”. Romanos 8.14: "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus."

O Novo Testamento apresenta ainda outros aspectos do Espírito. Romanos 8.11: "Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos, vivificará também os vossos corpos mortais, por meio do seu Espírito que em vós habita”. Somos santificados pelo Espírito. Romanos 15.16: "Para que eu seja ministro de Cristo Jesus dentre os gentios, no sagrado encargo de anunciar o evangelho de Deus, de modo que a oferta deles seja aceitável, uma vez santificada pelo Espírito Santo”. Finalmente, cheios do Espírito Santo, Atos 4.31: "Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo, e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus."

Vem, Espírito divino,
Grande Ensinador;
Vem, revela às nossas almas
Cristo, o Salvador!

Vem, destrói os alicerces
Do viver falaz,
Aos errados concedendo
Salvação e paz!

Vem, reveste a tua Igreja
De energia e luz;
Vem, atrai os pecadores
Ao Senhor Jesus!

Maravilhas grandiosas
Outros povos têm;
Bênçãos venham, semelhantes,
Sobre nós também!

Textos Bíblicos
1. Resistindo ao Espírito Santo. At. 7.51.
2. Entristecendo o Espírito Santo. Ef. 4.30.
3. Tentando o Espírito Santo. Hb. 3.9; Sl. 78.56.
4. Extinguindo o Espírito Santo. I Ts. 5.19.
5. Desprezando o Espírito Santo. Hb. 10.29.
6. Limitando o Espírito Santo. SI. 78.40-41.
7. Blasfemando contra o Espírito Santo. Mt. 12.31.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.