IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Ceia do Senhor
Rio, 17/9/2007
 

A Ceia do Senhor segundo 1Co 11:23-26 (Pr. Adilson Nunes Monteiro)

ZZ Outros Colaboradores ZZ


 



Hoje à noite, mais uma vez, estaremos celebrando a Ceia do Senhor. É motivo de bênção, alegria e compromisso, pois a Ceia do Senhor é uma celebração litúrgica instituída por Jesus Cristo. Ela não é propriedade de nenhum grupo religioso. Nos elementos da Ceia (Pão e Vinho), o Senhor se faz presente nas vidas dos que são seus, reno-vando a comunhão de amor da nova aliança. A importância da Ceia relaciona- se com o passado, o presente e o futuro.

Quanto ao passado sua importância é um memorial da morte de Cristo no calvário para redimir os crentes do pecado e da condenação. Através da Ceia do Senhor, vemos mais uma vez diante de nós, a morte salvífica de Cristo e seu significado redentor para nossa vida. A morte de Cristo é nossa motivação maior para não cairmos em pecado e para nos abstermos de toda a aparência do mal.

Também é um ato de ação de graças (Eucaristia), pelas bênçãos da salvação da parte de Deus, provenientes do sacrifício de Cristo Je-sus na cruz do calvário por nós.

Quanto ao presente, a Ceia do Senhor é um ato de comunhão (koinonia), com Cristo e de participação nos benefícios, da sua morte sacrificial , e ao mesmo tempo, comunhão com os demais membros do corpo de Cristo. Na Ceia com Senhor ressurreto, Ele, como anfitrião, faz se presente de modo especial.

É o reconhecimento e a proclamação da nova aliança mediante a qual os seguidores de Jesus reafirmam o Senhorio de Cristo, bem como o nosso compromisso de fazer a Sua vontade, de permanece leais, de resistir o pecado e de identificar-nos com a Sua missão de salvar vidas em obediência a ordem imperativa: “Ide e pregai o Evange-lho”.

No que tange ao futuro, a Ceia do Senhor é um antegozo do Rei-no de Deus em toda plenitude e do BANQUETE MESSIÂNICO, quando todos os crentes estarão presentes com o seu Salvador, ocasião em que, Ele mesmo nos servirá.

Também sua importância futura é de que nos faz antevê a volta iminente de Jesus para buscar o seu povo. Por isso oramos “ VENHA O TEU REINO “.

Na Ceia do Senhor, toda essa importância mencionada, só passa a ter significado se chegarmos diante Dele com fé genuína, oração sincera, humildade e obediência à Palavra de Deus e a Sua vontade .

Na carta Pastoral do Colégio Episcopal sobre este assunto consta a seguinte orientação:
“1- A Ceia do Senhor será celebrada pelo menos uma vez por mês. Em nenhuma hipó-tese a comunidade de abandonará a experiência profunda da participação da Mesa do Senhor.”

“2- A criança, como herdeira do Reino de Deus, deve participar da Ceia do Senhor, preferencialmente junta com seus pais, outros familiares, membros da Igreja, ou acompanhada pelas pessoas responsáveis por sua formação cristã, depois de terem sido orientadas pelos mesmos sobre a relevância da celebração e o seu significado”.

Finalmente, por ser a Ceia do Senhor, nós Metodistas a ministramos àquelas pessoas que estejam em comunhão com as suas Igrejas.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.