IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Escola Dominical
Rio, 17/9/2007
 

Hoje Ú o Dia da Escola Dominical (RosÚte de Andrade)

ZZ Outros Colaboradores ZZ


 

HOJE É O DA ESCOLA DOMINICAL
Roséte de Andrade, Superintendente da Escola Dominical

A Igreja Metodista produziu a primeira revista bíblica infantil para Escola Dominical no Brasil, A NOSSA GENTE PEQUENA, publicada entre 1884 a 1886 pelo Rev. John James Ransom (missionário metodis-ta no Brasil de 02/02/1876 a 04/08/1886), isso mais de 20 anos antes da publicação da revista TICO-TICO que é considerada a revista para crianças pioneira no Brasil. Desde então esse ministério de produção de revistas para a educação cristã de nossas crianças vem amadurecendo e sendo aperfeiçoado.

Temos hoje as revistas BEM-TE-VI que atendem as de crianças de 5 a 11 anos e o livro Semente de Mostarda para crianças de até 4 anos. Material produzido por uma equipe de redação de nossa Igreja nomeada pelo Colégio Episcopal para esta função.

As revistas são as “cartilhas” de educação cristã produzidas e utilizadas com nossas crianças. Compete aos educadores, sobretudo aos professores da Escola Dominical, o preparo da aula. Isso significa que a lição traz o “texto base” do estudo, mas o pro-fessor tem de enriquecê-lo e adequá-lo às diversas realidades re-gionais do nosso país e também ao contexto do grupo de crianças com o qual trabalhamos.

A Igreja Metodista tem avançado em sua discussão bíblico-teológica sobre o lugar e o papel da criança na Igreja e na Missão, produzindo documentos pastorais como a Pastoral sobre o Batismo e a Pastoral sobre a Ceia do Senhor.

O Rev. João Wesley já demonstrava esta preocupação com os pequeninos do rebanho quando levava os candidatos a pastor da Igreja Metodista a firmar um voto de compromisso ao atendimento à criança: “Você instruirá diligentemente as crianças e as visitará de casa em casa?” (WESLEY E O POVO CHAMADO METODISTA, de Richard Hatzenratter, pág. 235). Para ser pastor (pregador) metodista precisava responder positivamente a este desafio.

Wesley, entre suas muitas preocupações, responsabilidades e prioridades, deu também especial atenção às crianças.Ele escreveu ORAÇÕES PARA CRIANÇAS, que, como o próprio nome sugere, era um livro de orações para crianças. Escreveu também mais de 200 histórias bíblicas para crianças.

Durante sua estada em Savannah, na Geórgia, EUA, como missionário, Wesley dava sema-nalmente aulas de bíblia para as crianças, antes do culto da manhã, por isso algumas pessoas consideram que João Wesley resgatou a participação das crianças na vida da Igreja, além de ser o “inventor” da Escola Dominical, movimento que realmente foi iniciado em High Wycombe em 1769 por Hanna Ball, convertida através de uma pregação de Wesley em 1765, e que se dedicou ao trabalho com crianças. Mais tarde, em 1781, Robert Raikes, também inglês, iniciou o movimento da Escola Dominical para os meninos de rua, ensinando religião, aritmética e in-glês.

Esperar que a Igreja, no pouco tempo de atendimento semanal, seja responsável por toda a educação cristã que nossos filhos e filhas necessitam e recebem é um grande erro. Mas é também um grande erro desprezar o ensino ministrado pela Igreja, particularmente pela Escola Dominical. Não se trata de desvalorizar um ou outro, mas de colocar ambos em seu devido lugar e grau de importância: são atividades fundamentais e complementares. A educação cristã ministrada pela Igreja, sobretudo pela Escola Dominical é fundamental e importante; a educação cristã ministrada na família igualmente é fundamental e importante. É bom lembrar que a participação da criança na Igreja não pode se restringir à Escola Do-minical.

Que Deus abra e alargue nossas mentes e nossos corações para compreender Sua von-tade e nosso ministério como Igreja e como família junto às crianças e à Escola Dominical. Feliz Dia da Escola Dominical! E ao Senhor, toda honra e toda glória. Aleluia!

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.