IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


BÝblia
Rio, 17/10/2007
 

Apocalipse (Pr. Marcos Gomes Torres)

ZZ Outros Colaboradores ZZ


 

APOCALIPSE

É uma maneira de ler a História. A leitura apocalíptica surge em épocas em que a visão da fé é contestada bruscamente, procurando desfazê-la pela violência.

A fé vivenciada na época da perseguição da comunidade primitiva era vivida de três formas:
1ª) Saduceus, sacerdotes, herodianos – viviam a religião em acordo com a visão dos opressores;
2ª) zelotes e essênios – relêem a fé meramente de forma político-partidária;
3ª) outros retomam a vida com o vigor da fé antiga no que ela tem de crítica e contestadora, e procuram uma saída. Procuram conservá-la viva na vida do Povo.

Então, o apocalipse é bem recebido, porque é uma mensagem de esperança para o povo. Para isso, é necessário reler a História, conduzidos por Deus, para chegar ao fim da História.

As forças opressoras não são donas da História. Portanto, a maneira pedagógica de apresentar a mensagem de esperança procura, primeiro, apresentar como profecia o que já pertence à História – época de Jesus até o fim da História. E, em segundo lugar, divide a História em etapas, do começo ao fim – sete selos, sete etapas: a) os primeiros quatro selos – acontecimentos já acontecidos; b) quinto selo – perseguição até os dias de hoje; c) sexto selo – falta; d) sétimo selo – fim.

O Apocalipse não foi escrito só de uma vez. A primeira etapa – caps. 4-11, foi escrita entre os anos 64-65 (tempo de Nero). A segunda etapa – caps. 12:22 e 1-3 – foi escrita no ano 95 (época de Domiciano). Portanto, estamos estudando, nas 5ªs feiras, a partir da seguinte divisão: 1 - A carta para as sete comunidades: 1:1-3 – Título e resumo do livro: 1:4-8 – Saudação inicial: 1:9-20 – Origem do livro e a visão de Jesus: 2:1-3. As 7 cartas para as 7 comunidades.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.