IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Igreja
Rio, 17/10/2007
 

A Comunidade em Mateus ( Pr. Marcos Gomes Torres)

ZZ Outros Colaboradores ZZ


 


A palavra "ekklesia" só aparece em dois lugares nos Evangelhos e a encontramos em Mateus com dois sentidos diferentes: a) Em Mt 16.18, entende-se a palavra "ekklesia" como igreja universal; b) em Mt 18.17 (duas vezes) percebe-se "ekklesia" em sentido particular.

O termo será caracterizado de maneira mais clara através do comentarista da Bíblia de Jerusalém, que diz: Termo semítico (hebraico) que significa "assembléia" e é citado no Antigo Testamento para designar a comunidade do povo eleito (cf. Dt 4:10, Ex 12:16, Nm 29:1). Jesus aplica este termo à comunidade messiânica (Mt 26:28 - sangue da aliança - Ex 24:4-8 - tradição Javista - a aliança é selada com comida e bebida; e tradição Eloísta - o essencial é o rito do sangue derramado sobre o altar e sobre o povo cuja nova aliança estabeleceu pelo derramamento de seu sangue. A memória vida é a Ceia do Senhor.
Então que comunidade ("ekklesia") é esta que está presente em Mateus 24? Como podemos perceber, a narrativa dos capítulos 19 ao 23 nos mostrará que ela se forma diante de um conflito muito sério: a crescente oposição ao judaísmo e, através dos discursos de Jesus nos capítulos 24 e 25, o juízo messiânico sobre o judaísmo.
Esta comunidade composta de pessoas humildes e marginalizadas (Mt 25:37-40), representadas pelos discípulos, às vezes fica atemorizada pela suntuosidade dos templos (Mt 24:1-2). A estas pessoas Jesus diz que é necessário permanecerem firmes (Mt 24:13), fiéis porque Ele é fiel (Mt 24:35). E mesmo que vivam momento de "crises", de pessimismo, achando que Deus se afastou , Ele está presente, construindo o Reino, estabelecendo Sua vontade. É preciso vigiar (Mt 24:42ss), não perdendo a sensibilidade de viver uma vida de amor e justiça.

Hoje somos chamados a transformar a realidade brasileira, onde o "povo está sofrendo muito com essas confusões de recessão, desemprego, salários baixos, mudanças governamentais bruscas, etc." (comentário de "um brasileiro") . Este povo no qual estamos incluídos carece de uma palavra, de uma ação concreta, como Igreja, sinalizando o Reino de Deus

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.