IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902


Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links

Notícias

Metodismo

22/5/2009 23:02:00

H. C. Tucker e o Hospital Evangélico do Rio de Janeiro (HERJ)
Mesmo contando com dificuldades financeiras, o HERJ, nos últimos anos, tem feito melhorias em suas instalações e adquirido equipamentos modernos.


Por Aírton Campos, membro da Igreja Metodista de Vila Isabel e do Conselho Diretor do Horpital Evangélico do Rio de Janeiro

Quando John Wesley iniciou o movimento metodista na Inglaterra do século XVIII, a Revolução Industrial provocava uma grande mudança na estrutura econômica do país, gerando um grande número de desempregados, fazendo assim surgir uma enorme gama de problemas sociais.

Foram estes aspectos que levaram Wesley a fazer declarações como: “Todo projeto, para refazer a sociedade, que não se importa com a redenção do individuo é inconcebível... e toda doutrina para salvar os pecadores, que não tem o propósito de transformá-la em guardiã contra o pecado social, é inconcebível.”

Foi com este ideal que o metodismo chegou ao Brasil. E ao falar do metodismo no Brasil um nome não pode ser esquecido: o Rev. Hugh Clarence Tucker ou simplesmente H.C. Tucker. Ele representa uma parte importante não só da história da Igreja Metodista no Brasil, mas também como participante de momentos históricos da vida de nossa cidade. Com seu espírito ecumênico também desenvolveu muitos trabalhos que ultrapassaram as barreiras denominacionais.

A biografia completa deste extraordinário missionário metodista que criou o ICP e ajudou Oswaldo Cruz no combate à febre amarela no Rio, pode ser vista na página de nossa igreja na internet: www.metodistavilaisabel.org.br.

Mas hoje queremos focalizar somente uma realização de que ele participou: a criação do Hospital Evangélico do Rio de Janeiro - HERJ. Sua preocupação com as condições sanitárias e de saúde o levaram a participar da fundação do Hospital Evangélico, do qual foi presidente de 1904 a 1908.

O HERJ é o primeiro hospital evangélico do Brasil. Sua fundação deu-se no dia 11 de outubro de 1887, antes da Proclamação da República, quando ainda não havia uma clara separação entre o governo e a Igreja Católica, portanto num contexto de restrições à liberdade religiosa.

A Associação do Hospital Evangélico do Rio de Janeiro uniu Metodistas, Congregacionais, Batistas, Episcopais, Luteranos e Presbiterianos no ideal de proporcionar atendimento médico-hospitalar a seus associados e a pessoas carentes. Ela tem o reconhecimento como Instituição de Utilidade Pública pelos governos Federal, Estadual e Municipal. É, portanto, uma instituição religiosa ecumênica, filantrópica, que visa a manter em ambiente da fé cristã evangélica, firmada na Bíblia, a prestação de serviços de assistência social, médica e cirúrgica, e que se mantém unicamente com recursos próprios.

Nos registros históricos vemos que nomes ilustres fizeram parte de seu corpo clinico: Felinto Coimbra, José Rocha Maia, Nelson Moura Brasil, Murilo Cardoso Fontes, Juliano Moreira, Clementino Fraga Filho e muitos outros.

O HERJ tem em sua rica história muitos atos de vanguarda. Lá funcionou a primeira Escola de Enfermagem do Brasil e entre seus profissionais foi que surgiu a idéia do Sindicato dos Médicos.

Nele foi feita a primeira transfusão de sangue no Brasil, a primeira transplantação de glândulas e a primeira aplicação do processo de eletro-coagulação na cirurgia do câncer. Foi também o primeiro hospital do Brasil a ter um serviço odontológico.
Hoje o Hospital concentra suas atividades somente na prestação de serviços hospitalares. Os serviços ambulatoriais são prestados por clínicas especializadas, que pagam aluguel pelo uso das dependências.

Seu objetivo é dar continuidade à reestruturação operacional e às implementações dos projetos de ampliação e reformas das instalações físicas, adequando a maior competitividade do mercado. Para isto já conta com CTI e Centro de Cirurgias, adequados a normas internacionais de qualidade.

No trabalho evangelístico, o Hospital tem atuado de modo efetivo não só entre os pacientes, mas também com os funcionários. Promove periodicamente um curso prático de Capelania Hospitalar. Este é um serviço relevante prestado às igrejas evangélicas. Além do curso, que tem a duração de três meses, a Capelania do Hospital oferece treinamento para este ministério sob a forma de oficinas de um dia de duração.

A visão do Serviço Social posiciona o HERJ no contexto comunitário, unindo forças com redes de ações sociais onde Estado, Sociedade e ONGs se unem para alavancar transformações nas situações de vida da população das comunidades vizinhas.
Com a Associação de Moradores do Salgueiro há uma parceria no atendimento aos moradores, com consultas, exames, internações e apoio nos projetos de prevenção da saúde e educação ambiental.

Coopera ainda com o Centro de Acolhimento Floriano de Lemos, localizado no Alto da Boa Vista, que abriga 20 idosos.

Participa também de redes sociais, sendo parceiro de referência no âmbito hospitalar, com reconhecimento pelas organizações municipais, que tem atestado a excelência do atendimento assistencial prestado à população carente.

Em 2008 o Serviço Social do HERJ apresentou um total de 4.530 atendimentos em consultas, internações, cirurgias, exames de mamografia, ultrassonografia, endoscopia e laboratoriais, entre muitos outros serviços. Entre os usuários, 1.072 foram das comunidades do entorno e 457 encaminhados por igrejas.

Mesmo contando com dificuldades financeiras, o HERJ, nos últimos anos, tem feito melhorias em suas instalações e adquirido equipamentos modernos. O CTI e o Centro Cirúrgico foram reformados e em 2007 o início das atividades do Laboratório de Hemodinâmica viabilizou a possibilidade de cirurgias cardiológicas, sendo um centro de referência também para cirurgias vasculares no bairro.

Contribuindo com doações ou ao utilizar os serviços médicos do Hospital Evangélico você colabora com o ideal de seus fundadores para que pessoas em situação de vulnerabilidade social também tenham acesso à saúde.

Conheça o site do Hospital Evangélico do Rio de Janeiro:
http://www.herj.com.br


Voltar

 
Copyright 2006® todos os direitos reservados.