IGREJA METODISTA DE VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902


Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links

Notícias

Vila Isabel

18/6/2017 00:01:37

115 anos de Brilho Celeste
Estamos comemorando, este mês, o aniversário da Igreja Metodista de Vila Isabel.


Alguém poderia dizer: Que igreja antiga! É verdade, antiga, com uma história maravilhosa de militância e testemunho que transformou muitas pessoas pelo poder de Deus. Ao longo de sua história, esta igreja tem manifestado a sua pujança evangelizadora, anunciando o Reino de Deus, neste bairro.

          Quantos homens e mulheres, de valor, que deixaram as suas marcas indeléveis em sua geração na confiança da necessidade que o evangelho precisa ser pregado, caso contrário tornar-se-á inútil (Mc 16.20). Há uma ordem que a igreja procura obedecer durante a sua história gloriosa. Brilhar em meio as trevas tem sido o grande desafio, durante os seus 115 anos.

          Deus quer enviar pessoas como nós. Cristo morreu para salvar os perdidos, "para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai." (Fp 2.10, 11.)

           A sociedade caminha a beira do caos. As pessoas estão perdidas, cansadas e vazias, sem Deus. Muitos estão no caminho da perdição ( Mt 7.13). Este vazio da alma, só pode ser preenchido pela Palavra, anunciada através da igreja. O inferno é do tamanho da quantidade de pessoas que deixamos lá. Ao longo de sua história de brilho nas trevas, centenas se tornaram filhos da luz, "portanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas," (ITs 5.5). . Esta agência de Deus, tem cumprido o seu papel, em meio desta escuridão, no mundo, (Ap 7.9). Esta batalha já está vencida no Calvário (Mt 9.18).

          Neste mês estamos comemorando 115 anos de brilho celeste, neste local que o Senhor nos colocou. Isso me lembra que no mês de junho, lá em casa, nós fazíamos fogueiras, no canto da rua, outros no seu quintal, para assar batata doce. O meu pai no decorrer do ano juntava debaixo de um telheiro, pequenos pedaços de madeira, paus velhos, galhos secos, alguns em processo de apodrecimento para queimá-los nesta época. Nas Suas mãos, Deus nos incendeia. Ele faz arder em fogo, paus velhos, galhos secos, que ardem em chamas nas trevas para iluminar, neste mundo frio e escuro, a luz de Cristo. 

            Talvez você diga: sou velho; não tenho mais saúde ou eu não sirvo mais. Tenho uma notícia para você. Deus incendeia paus velhos e galhos secos. São 115 anos da sarça ardendo sem ser consumida: (Ex 3.2) "Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo, no meio de uma sarça: ... e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia." A Igreja de Vila Isabel, é esta sarça que arde há 115 anos sem ser consumida. A manutenção da pregação do evangelho, é do tamanho da chama de fogo proporcionado através da igreja do Senhor. Deus quer nos fazer incendiários neste mundo de pecado. Este é o único fogo que apesar de ser premeditado, não é crime. Pelo contrário este fogo manifesto pela igreja, é capaz de transformar aqueles que estão mortos em sues delitos, tornando-os em pessoas vivas para Deus. Nós, crendo, na obra do Espírito Santo, Mt 3.11,12, somos tornados incendiários, iluminando, com o fogo de Deus, as regiões mais sombrias desta terra. 

            Louvamos à Deus, porque o Seu fogo, tem sido, a ignição que tem levado muitos homens perdidos a serem alcançados pelo poder de Deus. Sem este fogo não poderemos levar a mensagem  de Deus ao mundo: (Jo 15.5) "Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." Assim como Sansão largou as raposas em pares para incendiar as plantações dos inimigos de Israel, (Jz 15.4,5) Jesus enviou os discípulos em pares para incendiar o mundo (Lc 10.1). A Igreja Metodista de Vila Isabel é a grande responsável de fazer brilhar a luz de Cristo, não só nesses 115 anos de existência, mais deve continuar, ainda hoje fazendo esta obra.

         Não esqueçam: somos incendiários de Deus devastando os territórios do Diabo, com o evangelho de Deus, que é fogo consumidor do pecado e da morte. 

Irmãos e irmãs, até o fogo cair do céu, o evangelismo acompanhado do discipulado, deve ser a atividade rotineira da igreja, que com o mesmo entusiasmo destes 115 anos, deve dar continuidade a esta obra. A obra glacial, sem faísca divina não gerará o fogo necessário para consumir as obras das trevas. A igreja de Vila Isabel, não pode permitir que pressões internas de acomodação tragam a inibição e o medo diante do mundo. Deus nos colocou como teste-munhas nas trevas desta terra. Deus está chamando a igreja para testemunhar o seu amor salvífico, em todos os lugares. Os caminheiros do caminho de Emaús, voltaram para casa incendiados, pelo poder da Palavra de Deus (Lc 24.32). Jesus veio lançar fogo sobre a terra: (Lc12.49) "Eu vim lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder.

          Você não pode temer o que te pode fazer as pessoas que você convive, sejam perseguido-res ou não, (Mt 10.28) "Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo."  É na força do Espírito Santo que a igreja manifesta o brilho de Cristo nas trevas. Para tal, não basta ser salvo em Cristo, fazer boas obras e conhecer a Palavra de Deus. É pre-ciso ser batizado com Espírito Santo, como Wesley foi, revestido pelo poder do alto. O Senhor quer que sua igreja queime com a presença do Espírito Santo. Adoração sem calor, doutrinas geladas, conhecimento da Bíblia congelados e religiosidade incombustível, não produzirão o fogo necessário para aquecer os corações frios e vazios de Deus. 

          Lembre-se, só o fogo de Deus era permitido no altar, de Moisés, não o fogo produzido por Nadabe e Abiú, que levaram fogo estranho (Lv 10.1,1). O Senhor não permitirá que tais situações esfriem a tua fé. Se Jesus tocar na sua vida, você pegará fogo e manifestará o brilho celeste. 

Rev. Lúcio de Sant'Anna Ferreira

Voltar

 
Copyright 2006® todos os direitos reservados.